quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Período de Retorno ou Tempo de Retorno ou de Recorrência é uma variável muito importante da Hidrologia Chuva Vazão crítica




Questão 49 resolvida: Admitindo que o risco de uma cheia ocorra nos próximos quatro anos seja de 6,01%, assinale a alternativa que indica o período de retorno resultante dessa vazão crítica.
(A) 23 anos.
(B) 33 anos.
(C) 65 anos.
(D) 67 anos.
(E) 77 anos.

Governo do Estado do Rio de Janeiro - Instituto Estadual do Ambiente – INEA/RJ - Concurso Público de 2013 - Banca Examinadora da Fundação Getúlio Vargas FGV Projetos - Prova Escrita Objetiva – Nível Superior – Tipo 1 – Branca - Conhecimentos Específicos - Engenheiro Civil – Hidrólogo.
 

Curso de Engenharia Probabilidade de cheia ou Período de Recorrência ou Tempo de Retorno de chuva Vazão crítica.

O Período de Retorno ou Tempo de Retorno ou de Recorrência é uma variável muito importante da Hidrologia; podendo ser aplicado, por exemplo, no dimensionamento de obras de drenagem. Vídeoaula do Curso de Engenharia Civil.

O chamado período de retorno ou período de recorrência ou tempo de recorrência é o intervalo de tempo estimado de ocorrência de um determinado evento. É um termo muito usado em hidrologia, sendo conceituado como o inverso da probabilidade de um evento ser igualado ou ultrapassado.
Caso uma obra hidráulica seja planejada para durar apenas 1 (um) ano, o risco de que ela seja igualada ou ultrapassada por uma cheia é igual à probabilidade desta mesma cheia. Para obras que devam ter validade de diversos anos, expõe-se qualquer ano a um risco equivalente à probabilidade de ocorrência da vazão de projeto. Diante disso, o risco de a obra falhar, uma ou mais vezes, ao longo de toda a sua vida útil pode ser deduzido dos conceitos básicos da teoria da probabilidade.
 
Hidrologia, Período, de, Retorno, Tempo, Recorrência, Vazão, critica Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Método da Califórnia, Método de Kimbol, Frequência, Probabilidade
 
ASSISTA À VÍDEOAULA COM A RESOLUÇÃO DESTA QUESTÃO COMENTADA, PASSO A PASSO, NO SEGUINTE LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário